Como lidar com a dificuldade para se comunicar?

Seus pais acolhiam seu choro ou ficavam bravos quando você chorava? Te davam colo quando você se sentia mal com algo e explodia chorando ou te ameaçavam, gritavam com você, te mandavam pro castigo?

Pra ser sincera, eu não me lembro muito bem como acontecia na minha casa, mas algumas frases despertam na minha cabeça quando estou diante do choro da minha filha: “Se quiser te dou motivo pra chorar” é uma delas.

A criança que cresce ouvindo esta ameaça sente que não tem o direito de ficar mal com o que está lhe afetando. Veja bem, não podemos julgar o sentimento que nos invade, essa é uma das maiores dores que podemos carregar: achar que temos um defeito por nos sentirmos mal com algo. Com isso, aprendemos a rejeitar uma parte nossa. Entendemos que só podemos ser amados se não sentirmos aquele incômodo, porque sentir isso deve ser errado.

Olha como meus pais ficam alterados, como se irritam comigo, como não gostam de mim quando estou assim. Devo ter algum problema, preciso me conter, preciso tirar isso de mim.

Passamos a vida tentando esconder e inibir nossas tristezas. E depois descobrimos que adoecemos por conta disso e deixamos de nos expressar com liberdade. Quando tentamos conter nosso lado vulnerável, deixamos de nos amar por completo. Vocês percebem a dimensão disso?

Você sofreu porque não teve seu choro acolhido? Você se sentia mal compreendido por seus pais nessas horas e ainda se sente magoado por isso? Queria que eles tivessem te dado mais colo? Fica com medo de acolher seus filhos e deixá-los fracos e despreparados? Ou tem vontade de ser mais amoroso, no entanto, sem querer está ameaçando e tentando inibir o choro deles de um jeito que você não gostaria?

O que será que sua história diz sobre a forma como você se comunica hoje? Como você pode romper este ciclo?

Texto: Maíra Soares

🙋 Quer identificar os padrões que você traz do passado e aprender a se comunicar de forma mais afetiva, profunda e empática, para assim promover mais conexão e entendimento em suas relações? Agende uma Consultoria em Comunicação Consciente comigo. Saiba mais aqui.

🌸🌸🌸

Espero que este artigo tenha te ajudado.

Se você curtiu, deixe um comentário ou compartilhe este texto nas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a difundir meu trabalho. 🤗

🌸🌸🌸

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!