Você se permite chorar?

Como você lida com sua tristeza? Você se permite chorar? Você se sente incomodada quando fica triste? Ou consegue aceitar este momento, entende que faz parte se entristecer, que precisa de um pouco de colo e que daqui a pouco vai passar?

Como fomos educados na base do “engole o choro”, “deixa de frescura”, “quer motivo pra chorar” e outras variações de broncas que recebíamos ao mostrar nosso lado vulnerável, é muito difícil aceitarmos nossas ondas de tristeza.

Muitos de nós nos desconectamos de nossas necessidades e nosso sentir, passamos a vida meio anestesiados e tentando evitar o contato com as dores. Nossos pais acreditavam que para nos preparar para a dor, tínhamos que ser sempre fortes, não nos deixar abalar, esconder a “fraqueza” embaixo de um tapete.

Curiosamente, evitar esse contato é justamente o que nos torna mais incapazaes de lidar com as frustrações da vida. Todo esse choro acumulado se transforma em doenças no corpo, em depressão, desânimo… E um sentimento de ser inadequado quando ficamos sem chão.

Além disso, fica evidente que guardamos um choro engolido quando não conseguimos aceitar o choro de nossos filhos, nos angustiamos e acreditamos que precisamos interromper o choro deles o quanto antes.

Quando fazemos as pazes com nosso choro e nos permitimos derramar as lágrimas que guardamos com entrega, vem um alívio gigante. É o caminho natural das emoções, o jeito que nosso corpo encontra de limpar as toxinas emocionais, algo que deveríamos nos permitir fazer com frequência, ao invés de conter, como estamos condicionados.

Quando aceitamos nosso choro como algo natural e necessário, baixamos a angústia de interromper o choro de nossos filhos o quanto antes. Entendemos que o choro deles também é necessário, que nosso papel é acompanhá-los, apoiá-los com carinho, sem desviá-los do caminho natural de suas emoções.

Você tem dificuldade de aceitar seu choro? Esse é um dos temas que eu trabalho com as mães na mentoria Maternar Consciente.

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Mentora de Mães, Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

🌸🌸🌸

Quer participar da minha Mentoria em Grupo Maternar Consciente? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente e saber as datas de novos grupos.

📷@cecile.dormeau

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!