Você deixa seu filho te dar bronca?

Outro dia comecei a falar com o pai da Nara sobre uma história qualquer, mas sem perceber, interrompi a Nara.

– Mamãe, eu tava falando com o papai.
– Ah, você tava falando com ele?
– Sim, e quando uma pessoa está falando, a outra tem que esperar.
– É verdade, você tem razão, me desculpe, pode continuar.

Eu ensinei à Nara isso há muito tempo. Ela até se acostumou a tocar nosso braço e esperar, para sinalizar que quer falar algo. Assim, ela não nos interrompe e sabemos que está querendo dizer algo.

“Maíra, quando leio seus posts, me pergunto se você é a mãe ou a filha”, me comentou outro dia uma seguidora.

Que bom!! Isso significa que estou desconstruindo muitas crenças que me faziam acreditar que sendo mãe só posso ensinar! 👇

Às vezes, a Nara me chama a atenção por estar agindo em desacordo com o que eu mesma ensino a ela. Na maioria das vezes, ainda que me suba uma irritação por ser corrigida por uma criança, tenho que admitir que ela tem razão.

Nós crescemos escutando: “Criança não tem querer”, “Quem manda aqui sou eu”, “Cresça e apareça” e outras frases que hoje atuam dentro de nós como crenças limitantes. E ai da criança que se pronuncie, que nos chame a atenção, afinal “o adulto é quem sabe”, “pais não erram” e merecem “respeito”.

Será mesmo que é deste lugar que você quer se relacionar com seu filho? Exigindo que ele se cale porque ainda não tem tamanho? Se escuto o que minha filha tem a me dizer no diálogo sem julgá-la de fedelha (ai que vontade que dá de dizer que se cale e me “respeite”), sou obrigada a lhe dar razão. Mas se eu me deixo levar pela ideia de que criança não tem o direito de corrigir o adulto, que isso é falta de respeito, já não sou capaz de escutá-la, nem de me abrir para o que ela está me ensinando neste momento: a ser mais coerente com o que eu acredito e ensino a ela.

Quando nos abrimos ao processo da autoeducação, aprendemos a ser mais humildes diante de nossos filhos. Não sou detentora da verdade, sou mestre da minha filha, mas também aprendiz. Tem horas que vou ensinar e dias que vou aprender e juntas vamos caminhando.

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!