Seu filho está com medo da morte?

– Mãe, eu não quero crescer nunca mais!
– Por que, meu amor? Do que você está falando?
– Eu não quero ficar grande porque eu não quero que você e o papai morram. 💔

Primeiro ela começou a insistir que não queria dar nenhuma roupa pequena dela para ninguém. O mesmo começou a falar de brinquedos. Aquilo me incomodou, fiquei cismada com o comportamento mesquinho, mas sabia lá no fundo que devia ter alguma inquietação mais profunda naquela angústia dela. Fiquei intrigada: o que poderia estar por trás daquela insistência?

Depois ela passou a questionar se as coisas iam durar: o pote de álcool gel, a bolacha com cara de Peppa que ganhou da tia, o esmalte infantil. “Estraga, mamãe? Eu quero que dure pra sempre, eu quero guardar”. 🤔

Até que um dia ela desatou a chorar nos braços do pai e disse que não queria crescer porque se ela fosse grande, a gente ia morrer.

Difícil ver um filho se dando conta da morte. 😭 Foram muitos episódios de choro. É natural que ela comece a indagar sobre isto agora com 5 anos. Ao mesmo tempo, o momento que estamos atravessando está provocando muitas perdas e é normal que as crianças absorvam os medos e dores em relação à morte que os adultos estão sentindo.

Eu tive meus momentos durante a quarentena, especialmente quando meu pai ficou internado e inconsciente por mais de 35 dias. O pai da Nara também passou por crises de pânico. Perceber que isso podia estar invadindo o mundo interno dela nos fez tomar várias atitudes. Começamos a conversar com ela durante o sono e a ler livros infantis que tratam a perda ou a morte, por exemplo.

Como está para vocês lidar com o emocional das crianças? Muitas estão ansiosas, inseguras e com vários sintomas de estresse pelo confinamento.

Fiz uma LIVE com a @clarissayakiara sobre “O Poder da Comunicação Entre Mães e Filhos”, contando como tenho conversado durante o sono com a Nara para ajudá-la a enfrentar medos relacionados à morte e ao crescimento, que ela tem tido durante o confinamento. Também falamos sobre como podemos aprender do nosso mundo interno a partir dos comportamentos desafiadores de nossos filhos e liberá-los de questões nossas através da comunicação.

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente
Ilustração feita especialmente para o @cantomaternar por Sacha Leon 👉 Sigam o perfil dele aqui 👉 @sachaleonart

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!