Quanto pior se comporta uma criança, mais amor ela necessita

Quando você está mal, como gostaria de ser tratado? Certamente receber um grito, uma bronca ou um tapa não te ajudaria, não é mesmo? A lição que uma criança tira desse tipo de reação dos pais é que quando ela erra ou se sente mal, perde o amor deles. Será que devemos passar a mensagem para nossos filhos de que na vida não podemos errar? Que não podemos nos sentir mal?

Você também não erra e está sempre tentando lidar com a culpa por ter falhado? Quando você grita, ameaça ou ofende seu filho, você se sente frustrado, com aquela sensação de impotência por estar tentando, tentando e mesmo assim repetindo o erro sem parar? Não teria sido melhor se você tivesse crescido sabendo que tudo bem ser imperfeito e não ficasse se cobrando tanto?

Quando a gente erra, imediatamente nos sentimos mal e nossa maior vontade é sermos compreendidos, acolhidos e termos a oportunidade de reparar nossos erros.

Vamos dar oportunidade aos nossos filhos para crescerem com a confiança de que errar faz parte de ser humano, de que está tudo bem sentir-se mal e expressar os sentimentos. “Eu sinto muito. Eu estou aqui. Eu te amo.” Esteja sempre ao lado do seu filho, não importa o que ele fizer. A última coisa que uma criança precisa nos seus piores momentos é se sentir sozinha e desconectada das pessoas que mais ama. 💙

Como você tem lidado com os desafios emocionais do seu filho?

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

PS: Antes de você afirmar que estou sugerindo educar sem colocar limites, saiba que não é isto que estou defendendo! O que digo aqui é para sermos mais honestos e não cobrarmos o impossível de nossos filhos, algo que nem nós somos capazes de ser. Exigimos que nunca errem (da mesma forma que nos exigimos), no lugar de acolher e focar nas soluções. Essa cobrança só nos gera culpa e destroça nossa auto estima, porque ficamos com a sensação constante de que nunca estamos fazendo a coisa certa, nunca é bom o suficiente. Que possamos nos livrar deste padrão exigente.

📷 @priscilasoares.art

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!