Por que você não consegue cuidar de si?

“Mãe que é mãe cuida de todo mundo e por último dela”
“Não existe liberdade depois da maternidade”
“Mulher deixa de ser indivíduo quando se torna mãe e passa a ser um ser que vive para o outro”
“Mostro meu amor me preocupando constantemente com meus filhos”
“Meus filhos são tudo para mim”
“Minha felicidade e paz de espírito dependem do bem estar dos meus filhos”
“Sou menos mãe quando me divirto sem meus filhos”
“Nasce a mãe, nasce a culpa”
“Só eu posso fazer meu filho feliz”
“Pai nunca vai saber cuidar tão bem de um filho como uma mãe”

Que crenças limitantes sobre a maternidade ressoam dentro de você?
Tem uma vozinha que martela alguma dessas frases na sua cabeça?

Outro dia uma cliente me contou que sua avó nunca se sentava à mesa de jantar antes de servir a todos. E que quando se sentava, usava um banquinho sem encosto. Ficavam dizendo a ela: “senta, mãe, senta”. Mas ela não se permitia, era sempre a última a comer.

Quando somos pequenos, nos influenciamos muito pelos adultos com quem convivemos. Como eles se comportam, como se tratam, como nomeiam o mundo, se referem a si próprios e a nós, tudo isso vai formando nosso sistema de crenças, ou seja, a forma como vemos o mundo, a vida e a nós mesmos.

Outro dia fiz um post dizendo que muitas de nós temos dificuldade de priorizar nosso autocuidado porque acreditamos que não somos merecedoras, porque achamos que como mães, não temos direito de deixar o filho de lado por um tempo, nos sentimos culpadas por querer um tempo pra nós e nos sentimos melhor por estarmos agindo de acordo com essas crenças.

Me escreveram dizendo que o post gerava mais culpa, por cobrar da mãe mais uma obrigação: se cuidar. Na verdade, a ideia era te convidar a observar se você ultrapassa seus limites por estar com alguma dessas crenças ecoando dentro de você.

Faz sentido para você?

Que crença limitante materna ressoa dentro de você? Consegue identificar alguma?

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

🌸🌸🌸

Acabo de abrir as inscrições para um grupo de mentoria Maternar Consciente. Você pode saber mais detalhes e garantir sua participação clicando aqui.

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!