Por que você está gritando mais na quarentena?

Antes de tudo, é bom deixar claro: todo mundo sente raiva. Não podemos eliminá-la de nossas vidas, somos seres humanos e a raiva é uma emoção primária que está presente em nosso repertório emocional. Não tem como evitá-la, não se cobre isso.

Uma forma bem comum de expressar a raiva é ficando irritado com algo que nos incomoda. Ficamos nervosas porque nos sentimos ameaçadas, parece que estão tirando algo de nós, algo que nos importa muito.

A raiva é uma emoção reativa, ela nos faz agir para proteger ou restaurar o que acreditamos estar em perigo ou em situação vulnerável. Foi assim que ela nos garantiu a sobrevivência da nossa espécie.

O problema é que quando reagimos com raiva, é bastante comum sermos agressivos, em maior ou menor grau, geralmente agredindo outras pessoas. Podemos ralhar, gritar, xingar e até agredir fisicamente movidos pela raiva.

Por isso é importante aprendermos a lidar com ela, entendendo que ela não é vilã, não pode ser evitada nem condenada quando aparece. Nosso desafio é aprender a expressá-la sem machucar as pessoas que amamos.

Atualmente, estamos todos nos sentindo ameaçados e vulneráveis. Quem aí não tá preocupada com a saúde, a economia e a imprevisibilidade do futuro? Como estamos sensíveis, é mais fácil sentirmos raiva constantemente. É como se estivéssemos em alerta constante, já que o perigo “está próximo”. Portanto, é natural que fiquemos irritadas, frustradas e reativas com situações que antes não nos afetavam tanto.

É preciso ter consciência de que não é o comportamento da criança ou de quem quer que seja que está te deixando irritada. Você está se sentindo mais vulnerável que nunca e toda esta sensação de impotência te faz interpretar algumas experiências como ameaçadoras e te colocam em posição de ataque.

A saída é assumir a responsabilidade pelo que você sente e cuidar de você. Buscar algo que te apoie emocionalmente. Meditar, desabafar, fazer terapia, brincar com os filhos pra relaxar, dançar, bater no colchão, algo que sirva pra você!

O que você faz pra buscar equilíbrio emocional? E pra liberar sua raiva? Dê dicas nos comentários pra ajudar outras mães. ✍️: Maíra Soares (@cantomaternar)
🎥 @priscilasoares.art

✍️: Maíra Soares

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!