Você convive com alguma pessoa com deficiência? Você ama alguma pessoa com deficiência?

Você sabia que, segundo o IBGE, 24% da população brasileira se autodeclara com deficiência? Pois é! Mas onde estão essas pessoas? Por que não convivemos com elas?

Neste episódio, convidamos a Isa Andrade para falar sobre Capacitismo, um tema pouco discutido e que sentimos ser urgente de trazer para reconhecer a voz das mães de crianças com deficiência. Mães que se sentem sozinhas, que se deparam com barreiras sociais e com a dor de verem seus filhos sendo excluídos de ambientes não adaptados ou do convívio com outras crianças. Mães que escutam falas capacitistas de pessoas bem intencionadas que não têm ideia de como estão sendo desrespeitosas quando insinuam que seus filhos são anjos, que elas são fortes e guerreiras, que pode ser que a medicina avance e encontrem a “cura” para eles, que elas não precisam se preocupar porque a deficiência da criança quase não dá para notar.

Com esta conversa, queremos sensibilizar quem não tem ideia que está sendo capacitista e precisa ter consciência disso para não provocar mais dor nas mães de crianças atípicas. Queremos trazer o olhar da pessoa que tem alguma deficiência e esclarecer que elas não precisam de conserto ou superação. Elas são perfeitas sendo elas mesmas.

Dêem o play e entrem na nossa Tenda! Certeza que este episódio tocará seu coração.

Um abraço com muito carinho,

Clarissa e Maíra ❤️

A Isa Andrade é Psicóloga, Educadora Parental e autora do perfil @encorajando_com_amor, que fala sobre parentalidade respeitosa, seguindo princípios da Disciplina Positiva e da Comunicação Não Violenta. Ela também faz a formação em Biografia Humana com a Laura Gutman e é mãe de 3 crianças: a Malu, que tem 9 anos, o Lipe, que tem 7, e o João, que tem 5 anos.

Livro citado no episódio: O Mito do Capacitismo, de Victor Di Marco > amzn.to/3JqvidF

Se você curte a Tenda e tem interesse que esse projeto se expanda, te convidamos a se tornar um@ apoiador@. Entre na página www.apoia.se/tendamaterna e faça sua contribuição!

🌸🌸🌸

Se você gostou deste episódio da Tenda Materna, siga a gente no Spotify, Soundcloud ou no iTunes. Acesse os outros episódios aqui.

Segue a gente no Instagram aqui.

Mande este post para uma amiga que segue a Tenda Materna e está ansiosa pelo novo episódio, compartilhe!

Vamos fazer crescer essa rede de apoio que tanto faz falta às mães!

🌸🌸🌸

Quer participar da minha Mentoria em Grupo Maternar a Criança? Fale com minha assistente para saber datas de novos grupos 👉 https://bit.ly/InfoMaternarACrianca

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.