Pare de achar que a culpa é sua!

“Me sinto culpada porque não consigo dar atenção à minha filha. Sei que ela tá precisando, mas estou tão cansada e tensa que não tenho energia. Pior, ela está cada dia mais difícil, não para de chorar, protesta por tudo, se joga no chão, não adianta falar com ela. Só consigo que ela me escute gritando. Está insuportável, estou sem esperança.”

Todo dia leio relatos assim. Mães que se sentem mal porque os filhos não podem sair de casa (e às vezes ainda são obrigados a ver crianças reunidas na rua), porque não podem ver os amigos ou os primos e avós, porque estão perdendo o ano letivo ou sendo forçados a seguir com as estressantes aulas online, porque não podem passear, seguir com as atividades que curtiam.

Se sentem culpadas porque não conseguem compensar o sentimento de perda que seus filhos estão vivenciando, como se elas tivessem que ser capazes de substituir seus amigos, familiares, atividades de lazer e escola.

Por que nos exigimos tanto? Até que ponto chega nossa cobrança interna?
É nosso papel fazer todo este malabarismo para suprir as demandas de nossos filhos?
Percebem como é inevitável sentir culpa se nos cobramos o impossível?

Como podemos fazer as pazes com esse momento e com a mãe que podemos ser?
Como podemos aliviar este mecanismo automático que temos de nos torturar internamente com tanta autocrítica, alimentando esta sensação de que nada do que fazemos é bom o suficiente e gerando culpa?

Esse discurso interno que nos maltrata é um padrão herdado de nossa cultura e da forma como fomos educados. Mas podemos construir uma nova forma de nos relacionarmos com nós mesmas, aprendendo a nos tratar com acolhimento, amorosidade e gentileza.

Você percebe este discurso atuando dentro de você? Tem conseguido se acolher mais?

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente


📷 @this_mama_doodles

 

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!