Blog Canto Maternar 3 Rs da Recuperação Disciplina Positiva

3 Rs da Recuperação – Lidando com o erro na Disciplina Positiva

 Como mães, falhamos constantemente e nos sentimos culpadas porque sabemos o quanto nossos filhos se veem prejudicados com isso. No entanto, podemos encarar os erros como oportunidades de aprendizado, como parte inevitável do processo de desenvolvimento pessoal. Se você está lendo este blog, certamente também está interessada em romper com o padrão de educação autoritária que recebemos na infância. No entanto, mesmo sabendo que quer evitar certas condutas, se decepciona consigo mesma porque acaba recorrendo a gritos, ameaças, castigos e afins em momentos em que se vê no seu limite e sem recursos. E, claro, depois vem a maldita culpa. Como se livrar dela? Como não desistir da intenção de romper com esse padrão agressivo de educação por medo de nos decepcionarmos constantemente?

É importante entender que somos humanas e que romper um padrão não é pouca coisa. Ensinamos o que aprendemos, é muito mais fácil repetir que adotar outras formas de comportamento. Se decidimos mudar nosso jeito de ser, vamos ter que mobilizar muita energia, treinar muito e aceitar que vamos tropeçar muitas vezes, assim como uma criança que está aprendendo a andar. E tudo bem, não há nada de grave nisso.

Aprendemos muitas habilidades de vida depois que cometemos erros, porque nos damos conta que nossa conduta não traz o efeito esperado. Isso parece óbvio, mas temos a tendência a ver os erros de forma negativa, nos martirizamos quando falhamos numa busca inútil pela perfeição. Sofremos nós e sofrem nossos filhos, porque acabamos sendo intolerantes com os erros deles também.

Aprendemos errando, não há forma de evitar o erro, ele faz parte da experiência e nos ajuda a crescer.

A Disciplina Positiva enfatiza que o erro é uma oportunidade de aprendizado e não algo ruim. Quando vemos o erro como algo negativo, tendemos a nos sentir inadequados e desestimulados e a nos tornarmos defensivos, evasivos, julgadores e críticos. Mas se vemos o erro como oportunidade para aprender, reconhecê-lo pode se tornar uma aventura excitante. Quando algo falha, automaticamente podemos pensar: opa, o que posso aprender com isso? Isso traz muito mais leveza e beleza no jeito de encarar a vida.

Os 3 Rs da Recuperação são um bom guia da Disciplina Positiva para ter a coragem de ser imperfeito:

 RECONHECER O ERRO. Fundamental aprender a se perdoar primeiro. Somos humanos, ninguém é perfeito e nem deveria buscar a perfeição. Que os erros sirvam de alerta, mas não de peso, de sentimento de culpa. Assuma a responsabilidade pelo ato, mas não se martirize. Somos também exemplo para nossos filhos e é importante que eles entendam que quando erramos temos que ser acolhidos por nós mesmos. Eles aprenderão a ser bondosos consigo mesmos e com os demais ao ver como você se trata depois de falhar.

 RECONCILIAR-SE PEDINDO DESCULPAS. É impressionante como as crianças perdoam facilmente, capazes que são de viver o momento presente. Isso serve até de ensinamento para a gente. Pedir desculpas aos nossos filhos também é uma forma de passar esse ensinamento a eles através do nosso exemplo, mostrando que nos sentimos melhor quando tentamos reparar nosso erro. É muito mais inspirador que exigir que eles peçam desculpas quando cometem erros.

Aqui em casa eu nunca digo para a Nara pedir desculpas, acho meio esquisito exigir isso de uma criança que ainda não entende o sentido de um pedido de desculpa. Só que sempre que passo do ponto, converso com ela e peço que me perdoe, explico que minha conduta não foi legal, que às vezes perdemos a cabeça e agimos de uma maneira que não é coerente com o que acreditamos e digo que quero melhorar. Prometo que vou me esforçar para não repetir (a conversa foi ficando mais detalhada conforme ela foi crescendo). Até que um dia, com uns 2 anos e 8 meses, ela virou o copo com água duas vezes seguidas no sofá depois de eu ter pedido que não fizesse mais aquilo e me pediu desculpas. Surgiu dela a vontade de reparar o erro, de dizer que não repetiria e tudo o mais. Para ser sincera eu nem estava esperando isso dela naquele momento e me surpreendi de ver que realmente ela tinha aprendido a partir do meu exemplo.

 RESOLVER O PROBLEMA BUSCANDO UMA SOLUÇÃO JUNTO COM A CRIANÇA. Os dois primeiros passos ajudam a criar uma atmosfera positiva para trabalhar sobre soluções, algo mais complicado de se conseguir num ambiente hostil.

Mesmo quando sabemos mais, não quer dizer que sempre vamos fazer o que sabemos. Somos seres humanos, é comum nos envolvermos emocionalmente e perdermos o bom senso. Dessa forma, reagimos sem pensar em vez de agir racionalmente. Isso vale para adultos e crianças. Quem de nós nunca teve um ataque de birra diante da birra da criança? Só depois que a crise passa podemos constatar que perdemos o controle, que agimos sem pensar e que gostaríamos de ter feito de outra forma.

A Disciplina Positiva nos convida a rever nossos erros e aprender com eles, assumindo nossa responsabilidade de tornar as coisas melhores do que antes.

Que acha dessa abordagem Você tem conseguido ser amorosa consigo mesma diante dos próprios erros

💛 Gostou dessa reflexão? Compartilhe este texto nas redes sociais! Deixe um comentário! 💛

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Espero que este artigo tenha te ajudado.

Se você curtiu, deixe um comentário ou compartilhe este texto nas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a difundir meu trabalho. 🤗

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!