O dia em que minha filha descobriu que os adultos também erram

– Mamãe, mamãe, você viu o que aconteceu?
– O que, meu amor?
– O papai saiu da cozinha e ele deixou a luz acesa. 🙀
– É mesmo, meu amor?
– É, você viu? Ele também esquece das coisas, os adultos também esquecem! 😺

O rosto da Nara estava iluminado. Fiquei pensando no alívio que ela deve ter sentido ao perceber que adultos também erram. Estamos naquela fase de chamar a atenção dela porque volta e meia ela deixa a luz do banheiro ou da cozinha acesas.

É difícil conter aquela fala: “Nara, de novo? Já te falei mil vezes…” Tenho tentado usar um tom mais brincalhão: “Puxa, o que aconteceu lá no banheiro?” E ela mesma diz: “Ui, esqueci a luz acesa” e sai correndo pra apagar.

Mesmo tentando ser leve, às vezes passamos a ideia de que não podemos esquecer nada, não podemos falhar nunca, que é algo inaceitável. Ficamos em alerta a cada “falha” da criança, chamamos atenção dela e sem querer ignoramos a quantidade de vezes que ela faz as coisas bem.

É nosso vício em só olhar pro que falta, de não saber dar valor ao que temos. É como nos tratamos: nos cobramos muito, chegamos ao fim do dia desgastados por nosso discurso interno que insiste em fazer uma lista de nossos erros e defeitos.

Se nos tratamos assim internamente, transferimos esta cobrança aos demais.

Chegamos até a pressionar a criança: “Promete que não vai esquecer de novo”.

Mas quem é que pode prometer isso? Você pode? Se você acredita que pode se cobrar nunca mais esquecer nada, o que acontece quando esquece? Se sente um lixo, né? Fica com a sensação de que tem algo errado em você.

Não somos robôs, nem nossos filhos. Tiremos este peso das nossas costas e das deles.

Agora, quando ela vê a luz acesa, ela diz: “Papai, você deixou a luz acesa. Eu esqueço muitas vezes, mas você também esquece”. E ela ri, aliviada.

Que ela não se esqueça que todos podemos esquecer. Somos humanos. 🙏

✍️: Maíra Soares (@cantomaternar), Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!