Nossos filhos não precisam de pais e mães perfeitos

Nos cobramos muito. No fundo queremos ser mães perfeitas e é uma pressão enorme medir cada atitude nossa com a criança e ficar apontando o dedo para nossas “falhas” como se fôssemos péssimas mães.

Como você tem lidado com a culpa na maternidade?

É muito comum nos sentirmos decepcionadas porque optamos por quebrar um ciclo de educação violenta e não conseguimos levá-lo cabo. Sem querer gritamos, ameaçamos ou batemos e depois vem a culpa, a sensação de impotência, a vontade de chorar.⠀

É muito difícil oferecer o que não recebemos e a realidade é que a criança exige muito. Ela quer nossa atenção, nossa presença, nosso cuidado e nosso olhar constantes. No entanto, tivemos tão pouco disso na infância que quando ela nos pede, nos irritamos, algo em nós nos cutuca lá dentro e chega até a doer.

E poder escutar esta dor, conectar-se consigo mesma e abrir espaço para curar nossa criança interior é um movimento que exige autorresponsabilidade. ⠀

Ao mesmo tempo, temos que pegar leve com nós mesmas, ter consciência de que estamos fazendo um esforço grande para fazer o melhor e que nem sempre vamos conseguir conter essa raiva. É preciso reconhecer que somos humanas e ter mais amorosidade, acolhimento e autoperdão nesse processo.

Nossos filhos não precisam de pais e mães perfeitos, eles precisam de pais e mães autênticos e conscientes, capazes de aceitar suas imperfeições e liberá-los desta mesma cobrança.

Que sejamos capazes de nos vermos como parceiros, como aprendizes. Todos nós! Eu, você e eles. Fica mais leve quando entendemos que estamos todos tentando dar o melhor de nós.

Não estou dizendo que vale tudo, mas o que não dá certo é acreditar que podemos evitar os erros sempre. Podemos melhorar e usar os erros como mensageiros: o que não estou cuidando em mim para ter chegado neste ponto? Onde está o ponto cego? O que posso aprender com esta situação? Como posso fazer diferente da próxima vez?

Você tem conseguido pegar leve com você? Ou se afunda na culpa quando faz algo “errado” com seu filho?

✍️: Maíra Soares

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!