Enquanto você julgar sua mãe estará julgando a si mesma

Enquanto você não fizer as pazes com seu passado e continuar esperando que sua mãe (ou seu pai) seja uma mãe ideal, você vai ficar se cobrando ser a mãe ideal.

E você sabe que é esgotador, porque essa busca só te mostra que, não importa o que você faça, nunca será bom o suficiente.

Você não pode evitar falhar com seus filhos. Você não pode evitar que eles se frustrem e tenham traumas. Faz parte da vida. Nascemos e vamos todos passar por isso. Querer controlar e proteger seus filhos de tudo só vai te deixar cansada e decepcionada. Consigo mesma e com a vida.

No fundo, você ainda está esperando que sua mãe seja perfeita, repare os “erros” que cometeu com você e te aprove como você é (será que você fica esperando que ela admita que você está educando melhor que ela?) Só que essa expectativa mostra que você não a aceita como ela foi/é. “E como poderia, Maíra? Depois de tudo o que ela fez / deixou de fazer? Olha como eu estou hoje! Ela podia ter feito melhor!” O grande tiro no pé é que você se cobra da mesma forma e não vai ser capaz de acolher seus próprios erros, de honrar sua trajetória e aceitar a mãe que VOCÊ é.

Liberte sua mãe da expectativa de ser uma mãe ideal. Ela foi uma mãe possível, fez o que pôde de acordo com o que foi capaz de oferecer, respondendo sua história, suas dores e suas crenças. Não há forma de mudar isso, já aconteceu. A única coisa que pode mudar é a sua forma de lidar com sua história.

Quando libertamos nossos pais da expectativa de serem pais ideais, libertamos a nós mesmos.

Você não gostaria de poder respirar fundo e pensar: “não preciso ser ideal, posso ser uma mãe possível”? Que alívio, não?

Texto: Maíra Soares (@cantomaternar)

Ilustração: Rita Navarro

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!