Não espere que seu filho te obedeça

Muitas vezes acreditamos que uma criança obediente é a ideal, afinal ela não dá muito trabalho, se comporta bem e não nos faz passar vergonha. É muito mais fácil lidar com ela. No entanto, é preciso estar atento para ver se por trás deste comportamento não tem algo sendo reprimido, se esta criança está podendo ser ela mesma ou se está deixando de protestar e reivindicar suas vontades por medo de perder o amor dos pais ou a aprovação dos demais.

Quando ouço: “Meu filho é impossível, ele não aceita quando lhe digo não, é muito teimoso, ele se joga, tenta me bater, grita, esperneia, ele tem muita personalidade” ou qualquer coisa parecida, eu tento me colocar no lugar da criança.

Será mesmo que ela não tem o direito de protestar?

Eu entendo que para os pais seja difícil lidar com este tipo de comportamento, mas se paramos para pensar, brigar pelo que se quer deveria ser considerado o mais saudável, não?

Você gosta quando te impedem de fazer o que você quer?

Você protesta quando se sente desrespeitado?

Se não, talvez tenha sido uma criança muito obediente, aquela típica criança “boazinha” e tem sua autoconfiança um pouco abalada.

Ser perseverante, totalmente fiel ao que se acredita é uma característica maravilhosa e isso tem que ser reconhecido. Uma criança que exige seguir com o que ela decidiu é alguém que acredita em si mesmo, que tem força para defender sua opinião. Eu vejo com bons olhos uma criança que desafia, ela está demonstrando que está bem conectada com seu guia interior e isso é bom sinal.

Dá mais trabalho? Sim!

Vamos ter que ser mais criativos e pacientes para ajudá-la a usar de forma positiva toda esta energia, sem ser destrutiva consigo mesma ou com os demais. Mas também podemos aprender muita coisa se nos abrirmos a outras formas de entender o que a faz “comportar-se mal”.

Texto: Maíra Soares (@cantomaternar)

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!