E quando a criança não aceita ser acalmada?

A querida Ariella Wanner fez estas imagens inspirada num post que eu fiz no meu perfil do Instagram. Vocês já seguem ela? 🥰

👉 #repost @caminhodomeiooficial
Post pensado com carinho em parceria com a queridona Maíra do @cantomaternar pra normalizar o fato de que acolher o choro vai muuuuuito além de oferecer um abraço ❤️

Dá pra acolher mesmo quando a criança nega o abraço, ela pode estar tão ocupada liberando sua frustração que pode precisar de um espaço (seguro).

De forma nenhuma esse espaço significa que vc vai virar as costas e deixar a criança chorando sozinha para se acalmar. Distanciamento emocional NUNCA é a resposta…

A contenção física, mencionada no penúltimo slide, é necessária quando a criança precisa de proteção. Exclusivamente em casos como:

– a criança está se machucando (se jogando violentamente no chão ou se batendo);
– a criança está machucando outras pessoas, incluindo você;
– a criança está colocando risco os objetos à sua volta;

Nesses casos, você pode envolver-la nos seus braços da forma mais gentil possível e levá-a para um lugar em que ela possa movimentar seu corpo para colocar toda essa adrenalina para fora com segurança.

Sem sermões, sem retaliações, sem induzir o sentimento de vergonha… tudo que a criança não precisa é se sentir ainda pior com essa situação.

Escute tudo que a criança tem a dizer com o coração aberto, e mostre através do seu olhar que vc a compreende. Que vc está conectada com ela, mesmo que ela precise de distância física, você está próximo emocionalmente.

A parte mais difícil disso tudo é você manter sua respiração num ritmo calmo, afinal, geralmente nosso corpo responde à agitação do corpo da criança.

Mas precisa ser justamente o contrário… afinal, vc é o amparo emocional dela ❤️

Essa habilidade de se manter calmo nessas situações só vem de uma forma: com muito treino diário…

Me conta nos comentários qual é o teu maior desafio que eu tento te ajudar a chegar no caminho do meio 😇

Obs.: se quiser repostar no seu feed e ajudar a espalhar essa mensagem, por favor marque nossos perfis (@cantomaternar e @caminhodomeiooficial) que vamos adorar ver nosso trabalho na sua página! Agradecemos o respeito ao nosso trabalho 🥰

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!