Dicas de Livros sobre Disciplina Positiva

Muita gente está me escreve pedindo dicas de livros sobre Disciplina Positiva. A Jane Nelsen, criadora do conceito da Disciplina Positiva, é autora de diversos livros sobre o assunto, então nada mais natural que começar da fonte!

Para quem não sabe, Jane é uma renomada psicóloga estadunidense, educadora e mãe de sete filhos. Ela desenvolveu o conceito de Disciplina Positiva a partir das teorias de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, estruturando uma forma de educação em que ela ensina como disciplinar a criança de uma maneira respeitosa e encorajadora.

“De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?”
Jane Nelsen

Vou deixar aqui a sugestão de vários livros da Jane que são boas opções de leitura para pais que querem conhecer melhor este método de ensino.

Disciplina positivaO guia clássico para pais e professores que desejam ajudar as crianças a desenvolver autodisciplina, responsabilidade, cooperação e habilidades para resolver problemasFoi o primeiro que li sobre Disciplina Positiva. Este é o livro base da Disciplina Positiva, em que a Jane Nelsen ensina pais e professores a serem firmes e gentis ao mesmo tempo, de modo que qualquer criança possa aprender cooperação e autodisciplina. Disciplina Positiva é uma leitura indispensável para todos aqueles que desejam ensinar aos seus filhos ou alunos habilidades sociais e de vida valiosas para a formação de um bom caráter, além de aprender princípios que funcionam e fornecem uma ótima base para o enriquecimento da experiência familiar.

Disciplina positiva para crianças de 0 a 3 anos: como criar filhos confiantes e capazesOs primeiros três anos na vida do bebê constituem um período fundamental para seu desenvolvimento e as convicções formadas durante esse período podem ter implicações profundas no resto da vida da criança. Os princípios e as ferramentas da Disciplina Positiva ajudarão os pais e as mães a entender o mundo dos seus pequenos, a estabelecer bases sólidas para uma comunicação efetiva e a resolver problemas de disciplina com respeito.

Disciplina Positiva de A a Z: 1001 soluções para os desafios da parentalidadeÓtimo guia para ter de cabeceira, porque te permite consultar situações ou comportamentos específicos que são desafiadores e saber como lidar com eles. Alguns dos temas abordados: Ataques de birras, Brigas, Celulares e eletrônicos, Ciúme, Conflitos na hora de dormir, Medos, Problemas na escola, Rivalidade entre irmãos, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e muito mais.

O Espaço Mágico que AcalmaO Espaço Mágico que Acalma é um livro infantil que mostra como um garotinho cria seu próprio Cantinho da Calma para praticar a Pausa Positiva (uma ferramenta da Disciplina Positiva) e conseguir se acalmar em momentos que sente raiva. O cantinho da calma é uma alternativa para quem quer fugir do Cantinho do Pensamento e dos castigos, ajudando a criança a “sentir-se” melhor (acalmar-se) para que ela possa “agir” melhor.

Disciplina positiva para educar os filhos: 52 estratégias para melhorar as habilidades de mães e pais: A Disciplina Positiva é apresentada de maneira inovadora e prática: cartas com ilustrações coloridas, contendo dezenas das principais estratégias de forma objetiva e com exemplos de uso. Pais podem consultar as cartas sempre que precisarem lidar com os desafios diários da educação dos filhos.

Espero que as dicas possam te ajudar.

Um abraço,

✍️: Maíra Soares, Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

Quer saber como apoiar seu filho nos momentos em que ele estiver frustrado?

👇👇👇

Baixe meu e-book gratuito: Meu Filho Só Chora: Como Lidar com a Frustração dos Filhos – 7 Dicas para Ajudar Seu Filho a Aceitar os Limites

🌸🌸🌸

Seu filho está apresentando algum comportamento desafiador e você não sabe como lidar? Você não consegue acolher a frustração dele, lidar com seu choro? Tem se sentido mal por perder a paciência? Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!