Dica de Livro – Tchau, Fralda. Foi Bom Te Conhecer!

Hoje quero falar sobre um livro muito especial aqui em casa: Tchau, Fralda. Foi Bom Te Conhecer!, da Nanda Perim.

livro-fralda Dica de Livro - Tchau, Fralda. Foi Bom Te Conhecer!

Eu tenho um carinho especial por este livro porque li bastante e continuo lendo para a Nara. Hoje ela está com 4 anos e 2 meses e é a única aluna da escolinha dela que ainda não desfraldou (do grupo de 3 a 6 anos). Ela já me contou que alguns alunos tiram sarro da cara dela por isso e obviamente isso me preocupou e deixou triste. Quem não quer evitar estas situações pros filhos?

A Nanda Perim (criadora do perfil @psimamaa) é psicóloga e grande divulgadora do Desfralde Consciente. Eu tive a oportunidade de gravar o 5o episódio da Tenda Materna com ela sobre este assunto e foi bem especial para mim porque eu estava com dúvidas se deveria acelerar o desfralde da minha filha. Isso faz um ano, o livro da Nanda nem tinha sido publicado ainda e hoje já tem mais de 1,5 mil exemplares vendidos. Ter conversado com a Nanda e acompanhado as campanhas que ela faz pelo Desfralde Consciente sossegaram meu coração. Entendi que precisamos esperar que a criança esteja pronta, que o desfralde não é uma decisão do adulto, mas uma adaptação que acontece quando a criança atinge maturidade para isso. Acelerar o processo, inclusive, pode trazer consequências graves, tanto no aspecto emocional quanto no físico.

No livro, a Nanda explica no prefácio quais são as quatro diferentes fases do desfralde, como reconhecer que a criança está de fato pronta para viver esse processo e como podemos ajudá-la a conduzir o próprio desfralde, no seu tempo. Essa orientação é um ótimo guia para os pais e profissionais que trabalham com o público infantil (este livro deveria estar em todas as escolas!!)

Depois o livro traz uma história infantil que serve de apoio para a criança entender como é o caminho do alimento dentro do corpo, como surge o cocô e o xixi e qual a relação dela com a fralda. Tem um ponto lindo de deixar claro que o uso da fralda é natural, que a criança pode respeitar seu tempo, que cada uma vai aprender a reconhecer os sinais com uma idade. A Nara ama a historinha, acredito que o livro da Nanda ajudou muito ela a entender que ela não tem que se sentir atrasada em relação aos amigos da escola.

Veja a descrição do livro no site da Coleção Conto Com Você.

👇👇👇

Você sabia que o desfralde não depende da força de vontade da criança? “Tchau, fralda. Foi bom te conhecer!” é o primeiro livro do Brasil que promove e apoia o Desfralde Consciente, contemplado por quatro diferentes fases que devem ser conduzidas pela própria criança, cada uma a seu tempo.

Apesar do costume de vincular desfralde a época do ano ou idade, a criança só está efetivamente pronta para esta importante transição quando ela mesma perceber que não precisa mais das fraldas, evoluindo para o interesse de não usar mais.

Cabe aos pais dar espaço e tempo para a criança, sem pressa. Deixar que ela mesma guie esse processo, descubra suas capacidades e habilidades, desenvolva as ferramentas necessárias.

👇👇👇

Curtiu? Você pode adquirir este livro aqui. Usando o código promocional CANTOMATERNAR, você consegue um desconto de 10% na compra do livro. 💝

🌸🌸🌸

Quer escutar o episódio da Tenda Materna com a Nanda Perim sobre Desfralde Consciente? Dê o play aí embaixo!

🌸🌸🌸

Receba minhas publicações em seu e-mail.

Junte-se a outras mães que também estão em busca de conhecer e compreender melhor a si mesmas para se tornarem mães mais presentes e conectadas com seus filhos. Cadastre seu e-mail abaixo gratuitamente.

 

Faça um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.