Dica de Livro – Já Tentei de TUDO!

A dica da semana é o livro: Já Tentei de TUDO! – Birras, manhas e ataques de raiva: como lidar com crianças de 1 a 5 anos, de Isabelle Filliozat

Seu filho não quer dividir os brinquedos? Deu pra se jogar no chão do mercado? Não quer tomar banho? Faz birra na hora de dormir? Se recusa a comer? Agora tem crises de choro nas lojas de brinquedo?

Sabe quando seu filho começa a se comportar de uma maneira que te deixa confusa e sem entender nada? Você não sabe se aquilo é normal e muito menos como agir para corrigi-lo. Ou se você precisa mudar o que está acontecendo ou se tem mesmo é que se conformar, compreender que aquilo faz parte da fase de desenvolvimento que ele está passando. Este livro é ótimo para decifrar os sentimentos, desejos e frustrações que estão por trás dos comportamentos da criança. E para desvendar o mistério do que é natural de cada fase da primeira infância.

A autora vai explicando as fases de desenvolvimento do cérebro e o que se pode esperar do comportamento e do aprendizado da criança em cada etapa. Ela mostra que a “birra” – em geral vista como má vontade, desobediência, insolência ou até falta de educação – é, na verdade, a única maneira que as crianças conhecem de expressar suas emoções e suas necessidades.

Uma vez que sacamos melhor o que tá rolando com a criança, é bem mais fácil ter empatia e menos expectativas falsas sobre o que ela pode, de fato, fazer. Isso faz toda a diferença no relacionamento com ela, pois quando ela se sente validada e compreendida, se sente conectada e se torna menos manhosa. É mais fácil conseguir a colaboração de uma criança que se sente conectada com o adulto.

Um bom guia de consulta constante. Além disso, a autora dá exemplos práticos de como lidar com cada situação. O livro traz ilustrações divertidas para ajudar a imaginar situações com a criança. Os textos são leves e é bem fácil de acompanhar a leitura. É um livro para deixar na cabeceira, porque possivelmente você vai querer consultá-lo com frequência.

Você pode encontrar o livro aqui.

🌸🌸🌸

Receba minhas publicações em seu e-mail.

Junte-se a outras mães que também estão em busca de conhecer e compreender melhor a si mesmas para se tornarem mães mais presentes e conectadas com seus filhos. Cadastre seu e-mail abaixo gratuitamente.

Faça um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.