Decidi fazer uma série de posts com recomendações de leituras, já que esse é um pedido recorrente de meus seguidores. Vou postar sobre livros infantis, de autoconhecimento e crescimento pessoal e outros mais voltados à educação de filhos.
Como educar crianças com amor e respeito, sem palmadas ou castigos? O que ensinamos quando usamos a violência contra as crianças? O que dizem as pesquisas dos últimos anos sobre as consequências da violência praticada por pais e cuidadores? Este é um livro é uma ótima referência para quem quer educar sem violência e não sabe muito bem por onde começar.
Quando decidi que não queria seguir o estilo de parentagem dos meus pais, também fiquei cheia de dúvidas: como não cair na permissividade? Como ensinar limites sem usar castigo? Será que a criança vai mesmo aprender?
Foram muitas leituras, trocas de ideia, vídeos, cursos de lá pra cá. Este foi um dos primeiros livros que li depois de ter me tornado mãe e valeu a pena a releitura há alguns meses atrás. Agora que a Nara já tem 4 anos, os desafios com o comportamento dela se multiplicaram e os temas abordados no livro já não eram novidade, portanto absorvi muito mais na segunda leitura.
Este é um dos livros que me serviu de referência para aprender alternativas gentis e firmes para quem opta por educar sem violência. Também para conhecer dados científicos que comprovam os danos que a violência provoca na criança. É um livro curtinho, porém recheado de informação valiosa.
Você já leu este livro? O que achou? Deixe nos comentários para inspirar outros leitores.
Veja mais sobre o livro aqui.
🌸🌸🌸