Dica de Livro – Bésame Mucho

Aqui vai mais uma dica de leitura que recomendo: Bésame Mucho: Como criar seus filhos com amor, do pediatra espanhol Dr. Carlos González

Este foi o primeiro livro que li sobre Criação Com Apego, minha porta de entrada para este mundo, o pontapé inicial de todo o processo de transformação que a maternidade me trouxe.

Foi dica de uma amiga e li ainda grávida. Foi perfeito para abrir minha cabeça e desconstruir ideias do senso comum como “o bebê precisa se acostumar a estar separado da mãe o quanto antes”, “colo vicia e faz mal”, “criança boa é criança quietinha, que não chora nem dá trabalho”, “dormir junto vai acostumar a criança e torná-la dependente”, “criança não tem querer”, “chorar é feio”.

Nossa, quanto repensei da minha infância, quanta coisa percebi que me afetou e eu nem tinha ideia, achava que era normal e correto (sim, nossos pais não sabiam, não faziam por mal)…

O livro também me ajudou a envolver meu marido na escolha de educar sem castigos, confiando que amor não estraga ninguém, pelo contrário. Ele também queria educar assim, mas se sentia como eu, não sabia o caminho. Meu marido é espanhol, então se identificou rápido com o Carlos González (ufa!).

A leitura nos trouxe possibilidade de muitos diálogos: como educar os filhos com base no amor, no respeito e na liberdade? Como abrir mão de tantas ferramentas de controle que estamos acostumados a ver por aí? De repente o que parecia impossível começava a ter forma palpável.

O livro é leve, bem humorado e de fácil leitura, ótimo para quem quer começar a estudar o assunto e imaginar o cenário de educar sem violência como possível.

Boa sugestão para quem vai ser pai ou mãe de primeira viagem. Mas também para qualquer um que queira entrar neste universo e não sabe por onde começar.

Você pode adquirir este livro aqui.

🌸🌸🌸

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!