Dica de Livro – A Coragem de Ser Imperfeito

Minha dica de leitura para a semana é: A Coragem de Ser Imperfeito: Como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é, da pesquisadora Brené Brown.

livro-a-coragem-de-ser-imperfeito Dica de Livro - A Coragem de Ser Imperfeito

Belíssima reflexão! Libertadora. Para entender a importância de abraçarmos nossa vulnerabilidade, nossas falhas e sombras. Um livro maravilhoso para tem dificuldade com os próprios erros, em se aceitar mesmo com falhas ou em expressar suas emoções.

A autora compartilha os resultados de uma longa pesquisa sobre a vergonha, o perfeccionismo e a vulnerabilidade. Tem um capítulo especial sobre parentalidade que traz reflexões muito boas sobre nossas exigências em sermos pais perfeitos e o quanto isso pode ter um efeito negativo na nossa forma de educar. Também reflete sobre o desafio da super proteção, quando queremos evitar que os filhos sofram por medo de que entrem em contato com suas fragilidades. Ela traz suas próprias experiências com os filhos, chega a ser emocionante.

SINOPSE: Brené Brown ousou tocar em assuntos que costumam ser evitados por causarem grande desconforto. Sua palestra a respeito de vulnerabilidade, medo, vergonha e imperfeição já teve mais de 25 milhões de visualizações. Viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Mas isso não precisa ser ruim. Como mostra Brené Brown, a vulnerabilidade não é uma medida de fraqueza, mas a melhor definição de coragem.

Quando fugimos de emoções como medo, mágoa e decepção, também nos fechamos para o amor, a aceitação e a criatividade. Por isso, as pessoas que se defendem a todo custo do erro e do fracasso acabam se frustrando e se distanciando das experiências marcantes que dão significado à vida. Por outro lado, as que se expõem e se abrem para coisas novas são mais autênticas e realizadas, ainda que se tornem alvo de críticas e de inveja. É preciso lidar com os dois lados da moeda para se ter uma vida plena.

Em sua pesquisa pioneira sobre vulnerabilidade, Brené Brown concluiu que fazemos uso de um verdadeiro arsenal contra a vergonha de nos expor e a sensação de não sermos bons o bastante, e que existem estratégias eficazes para serem usadas nesse ‘desarmamento’.

Neste livro, ela apresenta suas descobertas e estratégias bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights, desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos.

Vale a pena assistir ao TED Talk dela sobre A Coragem de Ser Imperfeito!

Você pode adquirir este livro aqui.

🌸🌸🌸

Receba minhas publicações em seu e-mail.

Junte-se a outras mães que também estão em busca de conhecer e compreender melhor a si mesmas para se tornarem mães mais presentes e conectadas com seus filhos. Cadastre seu e-mail abaixo gratuitamente.

Faça um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.