Pular para o conteúdo

Já pensou em trabalhar como Educadora Parental?

Quando eu fiquei grávida da Nara, em 2015, comecei a ler e estudar sobre Comunicação Não Violenta, Criação Com Apego e Parentalidade Consciente. Eu comecei a acumular tanta informação que quis compartilhar com outras mães. Ao mesmo tempo, circulava por grupos virtuais e percebia uma certa facilidade em confortar outras mães na hora de trocar experiências e repassar o que estava aprendendo com a maternidade.

Eu tinha planejado ficar o máximo de tempo em casa cuidando da Nara nos primeiros anos de vida dela, mas a urgência por retomar a vida profissional e a crise de identidade que eu estava vivendo junto com meu processo de autoconhecimento instigado pela maternidade fizeram eu me sentir perdida: eu poderia trabalhar com algo relacionado à maternidade? Poderia ajudar outras mães?  O que eu estava aprendendo e experimentando com a maternidade poderia servir para apoiar outras mães profissionalmente?

Foi a partir destes questionamentos que tomei coragem para criar o Canto Maternar. Foi o primeiro passo que eu dei para me tornar Educadora Parental. De lá pra cá, foram muitas horas de leituras, cursos, trocas com outras mães e profissionais. Muitas pessoas que me inspiraram!

Foi assim que cheguei no Instituo TeApoio e acabei de tornando aluna de todos os cursos da Viviane Ribeiro. Um deles foi a Formação em Consultoria de Criação Consciente, que está abrindo vagas para a nova turma na semana que vem!

Se você já considerou a ideia de ser Educadora Parental, pode ter a oportunidade de realizar este sonho fazendo esta formação. Se quer saber se esta carreira tem a ver com você, sugiro que se inscreva na Formação em Criação Consciente, do instituto TeApoio. Este curso oferece dupla certificação curso para quem quer atuar profissionalmente como Educadora Parental.

Eu fui aluna deste curso e este vídeo é um depoimento sobre minha experiência com ele.

Aproveito para te deixar um artigo escrito pela Viviane Ribeiro contando sobre a Consultoria em Criação Consciente.

👇👇👇

Conheça a consultoria em Criação Consciente e trabalhe atendendo pais e escolas, contribuindo para a resolução de questões cotidianas a partir da consciência das necessidades que permeiam o Universo infantil.

Para ser um consultor em Criação Consciente você precisa apenas ser da área de humanas e/ou saúde e obter a sua certificação realizando um curso de formação, que é oferecido exclusivamente pelo Instituto TeApoio.

TeApoio Educadora Parental

Leia o texto até o final para saber mais.

A cena é comum: a criança fica emburrada. Os pais perguntam o que aconteceu. Ela começa a falar e antes que possa ter tempo de nomear seus sentimentos, um adulto a interrompe dizendo o que ela deve fazer.

Janet Gonzales-Mena, no livro Fundamentos da educação infantil, ensinando crianças em uma sociedade diversificada, da Editora Penso explica que “Um dos atos mais benéficos que você pode fazer a uma criança é escutar”.

Mas nós, que fomos e ainda somos tão pouco escutados, sequer conseguimos entender que escutar é o primeiro passo para contribuir para a educação emocional das crianças e ajudá-las a desenvolver comportamentos positivos e saudáveis.

E quando viramos pais, precisamos, sim, de ajuda. E muita. Não só com essa, mas com todas as questões que envolvem a necessidade de saber o que fazer quando a criança apresenta comportamentos que não sabemos como lidar.

Consultoria em Criação Consciente: o que faz o profissional?

consultor em Criação Consciente realiza em conjunto com os pais e/ou a escola uma avaliação integral da relação da criança consigo mesma, com os outros e com o mundo.

O profissional faz o levantamento das necessidades e limites da criança e abre um diálogo que tem como foco a resposta para a questão: “O que o comportamento dessa criança pode me dizer acerca do que está acontecendo com ela?”

A partir disso, orienta pais, professores e cuidadores de crianças em geral a estabelecer mudanças na rotina, na comunicação e em outros aspectos que sejam importantes para ajudar a criança a desenvolver comportamentos positivos e saudáveis.

O mercado de trabalho

Se você pensa em se recolocar profissionalmente ou turbinar o seu currículo trabalhando com consultoria em Criação Consciente, veja esses dados:

  • Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que no Brasil o professor perde 20% do tempo de aula acalmando os alunos e colocando a classe em ordem para poder ensinar.
  • O mesmo estudo aponta que 60% dos professores brasileiros ouvidos têm mais de 10% de alunos-problemas em sua sala de aula, o maior índice entre os países participantes do estudo. (Linkar a matéria: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/professor-no-brasil-perde-20-da-aula-com-bagunca-na-classe-diz-estudo.html)
  • Nos últimos anos, houve um aumento significativo no desenvolvimento de pesquisas, cursos e estudos sobre como educar crianças, contribuindo para a melhoria comportamental e emocional não só das crianças, mas também de seus cuidadores.

Com isso, a demanda por profissionais especializados nos diversos aspectos que permeiam o Universo infantil e seus comportamentos só aumenta.

Fora isso, se houvesse uma pergunta que valesse um milhão de dólares, pode apostar que seria:

“O que eu preciso fazer para essa criança não precisar mais apresentar esse comportamento difícil de lidar?”

Isso porque, uma vez que se entende a necessidade da criança, você pode atendê-la ou conversar sobre ela. E o ciclo se quebra, abrindo espaço para uma rotina familiar e/ou escolar mais harmônica e feliz.

E você pode ser o profissional que ajuda o seu cliente a chegar na resposta para a pergunta de um milhão de dólares, percebe?

Formação Em Criação Consciente Instituto TeApoio

Atendimento presencial e a distância

Se você optar pela consultoria em Criação Consciente para pais, poderá montar um escritório presencial para realizar as suas sessões com as famílias ou realizar atendimentos à distância, via Skype.

Se para você trabalhar de casa é importante, essa é uma excelente oportunidade para conciliar carreira, lazer e família.

Se você optar pela consultoria em Criação Consciente para escolas, deverá fazer um mapeamento das escolas da sua região e oferecer os seus serviços.

Como funciona o trabalho?

A sessão de consultoria acontece, normalmente, 1 vez por semana e tem cerca de 1 hora de duração.

Nas sessões, o profissional usa ferramentas úteis para entender o que acontece com a criança e orienta os pais e/ou educadores sobre o que for relevante.

Posso trabalhar com consultoria em Criação Consciente?

Para atuar como consultor em Criação Consciente, você precisa:

(fonte: Viviane Ribeiro, do Instituto TeApoio)

 

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!