Como saber quando é hora de flexibilizar com os filhos?

Como é para você lidar com momentos em que a criança quer se divertir com algo que vai dar mais trabalho, fazer aquela bagunça, deixar ela suja ou molhada?

Você se incomoda? Se preocupa? Fica com medo (de ficar doente ou de se machucar)? Fica irritada/o porque vai dar mais trabalho (pra limpar ou arrumar depois)?

Esses dias publiquei no Stories um vídeo da Nara brincando com água na grama do meu condomínio, quando estávamos voltando do parquinho. Recebi muitos comentários por direct.

💔 Uma mãe contou que era impedida de brincar de mangueira com o irmão e os primos porque era menina.

💔 Outra me contou que quando ia pra casa dos avós não conseguia participar de várias brincadeiras com os primos no quintal gigante, com terra e árvores porque estava vestida como uma boneca, com sapato desconfortável, meia calça e vestido cheio de babado e que “não podia se sujar”.

Crianças sem espaço para serem crianças. Podadas de curtirem a vida e se divertirem por regras questionáveis. Será mesmo que precisamos impedir nossos filhos de se sujarem? De se molharem? Será que temos que vesti-los com roupas que os impeçam de se movimentar, às vezes por capricho nosso de querer vê-los arrumadinhos?

A criança precisa de movimento. Maria Montessori escreveu que “A brincadeira é o trabalho da criança”.

Tem momentos que talvez seja mais importante nos perguntarmos: em que momento eu deixei de brincar? Quando foi que a vida ficou tão séria a ponto de eu não entender a necessidade da minha criança de ser livre para brincar?

O que você acha disso? Pra você é fácil deixar seus filhos brincarem de forma livre ou você se sente bloqueada/o? E como foi pra você na sua infância?

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Mentora de Mães, Educadora Parental e Consultora em Criação Consciente

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!