– Filha, não precisa ficar assim, não é pra tanto.
– É tanto para mim!

Quando educamos uma criança validando seus sentimentos, ela entende que o que ela sente importa. O que para o adulto pode parecer um motivo besta para choro, para ela não é.

Muita gente me pergunta se educar os filhos com tanto acolhimento não vai torná-los despreparados para o “mundo duro” lá de fora. Afinal, ninguém vai oferecer colo quando ela estiver chorando “por nada”.

Outra questão que pega é quando o parceir@ não está na mesma pegada da mãe e acaba sendo mais tradicional na forma de educar. Muitas mães ficam aflitas achando que a criança vai passar maus bocados e ficar traumatizada ou confusa por ter dois estilos parentais diferentes na casa.

Eu já tive estas preocupações e agora, a Nara com 5 anos, me surpreendo quando vejo ela se defendendo. Basta que um dos pais tenha uma abordagem mais consciente para que a criança reconheça seu valor e reivindique respeito.

Esse diálogo enttre a Nara e o pai eu escutei enquanto estava em outro cômodo da casa. Ela começou a chorar enquanto brincava com ele, confesso que nem sei porque. Só escutei quando ele soltou a famosa frase: “não é pra tanto”.

Ouvimos tanto isso de nossos pais! Fomos tão invalidados em nosso expressar que realmente acreditamos que não tínhamos o direito de nos abalar por “tão pouco”.

No universo da criança, aquilo que nos parece pequeno não é tão insignificante assim. Não nos cabe julgar porque algo incomoda o outro, todo sentimento é legítimo. E chorar, para a criança, é o recurso que ela tem para se expressar. Nossa angústia em não vê-la como um ser “fraco”, em não escutar nossa criança interior invalidada cutucada pelo choro dela, nos impulsiona a tentar calá-la.

Não fazemos por mal, mas porque não temos outros recursos.

Pais conscientes mostram aos filhos que o que importa para eles é sim importante, eles entendem que têm valor e aprendem a se defender.

Não tenha medo da criação consciente, estamos entregando uma geração de adultos muito mais capazes de se respeitar e exigir respeito.🥰

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Educadora Parental e Consultora em Criação Consciente

📷 @priscilasoares.art

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma diante de comportamentos desafiadores do seu filho? Inscreva-se no meu Workshop Respira, Não Pira. Clique aqui para entrar saber mais e garantir sua vaga.

Precisa de algo mais profundo? Na minha Mentoria Maternar a Criança, durante 10 semanas, eu te ensino a maternar seus filhos com mais leveza e conexão através do reencontro com sua criança interior. Mais de 450 mães já participaram desse processo. Clique aqui para entrar na lista de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *