Acolher meu filho vai deixá-lo mais fraco?

– Filha, não precisa ficar assim, não é pra tanto.
– É tanto para mim!

Quando educamos uma criança validando seus sentimentos, ela entende que o que ela sente importa. O que para o adulto pode parecer um motivo besta para choro, para ela não é.

Muita gente me pergunta se educar os filhos com tanto acolhimento não vai torná-los despreparados para o “mundo duro” lá de fora. Afinal, ninguém vai oferecer colo quando ela estiver chorando “por nada”.

Outra questão que pega é quando o parceir@ não está na mesma pegada da mãe e acaba sendo mais tradicional na forma de educar. Muitas mães ficam aflitas achando que a criança vai passar maus bocados e ficar traumatizada ou confusa por ter dois estilos parentais diferentes na casa.

Eu já tive estas preocupações e agora, a Nara com 5 anos, me surpreendo quando vejo ela se defendendo. Basta que um dos pais tenha uma abordagem mais consciente para que a criança reconheça seu valor e reivindique respeito.

Esse diálogo enttre a Nara e o pai eu escutei enquanto estava em outro cômodo da casa. Ela começou a chorar enquanto brincava com ele, confesso que nem sei porque. Só escutei quando ele soltou a famosa frase: “não é pra tanto”.

Ouvimos tanto isso de nossos pais! Fomos tão invalidados em nosso expressar que realmente acreditamos que não tínhamos o direito de nos abalar por “tão pouco”.

No universo da criança, aquilo que nos parece pequeno não é tão insignificante assim. Não nos cabe julgar porque algo incomoda o outro, todo sentimento é legítimo. E chorar, para a criança, é o recurso que ela tem para se expressar. Nossa angústia em não vê-la como um ser “fraco”, em não escutar nossa criança interior invalidada cutucada pelo choro dela, nos impulsiona a tentar calá-la.

Não fazemos por mal, mas porque não temos outros recursos.

Pais conscientes mostram aos filhos que o que importa para eles é sim importante, eles entendem que têm valor e aprendem a se defender.

Não tenha medo da criação consciente, estamos entregando uma geração de adultos muito mais capazes de se respeitar e exigir respeito.🥰

✍️ Maíra Soares (@cantomaternar) Educadora Parental e Consultora em Criação e Comunicação Consciente

📷 @priscilasoares.art

🌸🌸🌸

👉 Ficou interessado em conhecer mais sobre a Criação Consciente? Este é o link para você se inscrever na minha newsletter e receber conteúdos exclusivos sobre o assunto.

👉 Participe do meu Canal Gratuito no Telegram para receber um resumo das minhas publicações e também áudios exclusivos com reflexões que faço sobre posts, comentários e mensagens que recebo e cursos que estou fazendo. Clique aqui para entrar no meu Canal Gratuito do Telegram.

🌸🌸🌸

Seu filho está passando por uma fase difícil e você não sabe como oferecer apoio? Ele está apresentando algum comportamento desafiador e você não entende porque ou não sabe como lidar? Está se sentido mal por estar sem paciência e não conseguir manter a calma?

Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!