7 Dicas Para Ajudar Seu Filho a Lidar Com a Frustração

“Meu filho não consegue lidar bem com a frustração, como posso ajudá-lo?”

“Do nada, ele se joga no chão, se bate, me bate, grita, chora, esperneia. Agora deu pra agir assim, não entendo porque tudo isso”.

👆Clique na imagem para baixar o e-book gratuito e aprender 7 Dicas para Ajudar Seu Filho a Aceitar os Limites 👆

Antes de tudo, sejamos sinceras: você gosta de se sentir frustrada? Acho que não, né? Por mais que possa nos parecer bobagem, pra criança ou pro bebê pode ser devastador quando o castelo desmorona, a banana quebra no meio, um brinquedo é arrancado de suas mãos, tá na hora de deixar o parquinho, a água molha a roupa, a areia cai no cabelo, outras crianças invadem o escorregador bem na hora que era sua vez de brincar… Só porque elas são pequenas, não quer dizer que o universo das crianças não tenha importância. Dentro da etapa em que estão vivendo, aquele incidente que pra gente é uma besteira sem tamanho, para elas pode ser um verdadeiro desastre.

Como você se sente quando perde a hora para um compromisso importante, ou quando de repente chega uma multa inesperada pelo correio ou quando não consegue aquele aumento de salário esperado que você estava ensaiando negociar com seu chefe? Difícil não ficar pelo menos chateada, né? No entanto, o mais provável é que seu filho não ligue para nenhuma dessas coisas. Pois é, cada um com suas batalhas.

Qualquer que seja o motivo que desconcerta seu filho, para ele importa, do contrário não teria choro, não teria protesto. Quando ignoramos isso, quando interpretamos o desgosto das crianças ou dos bebês com nosso olhar adulto, nos distanciamos deles e eles sentem que não importam.

Isso não significa que temos que sair por aí consertando esses eventos a todo custo para que eles não vivenciem essas frustrações. Essa atitude pode inclusive passar a mensagem a eles de que são incapazes de lidar com as dificuldades da vida.

Decepções fazem parte da vida, quando educamos com empatia, não queremos que nossos filhos deixem de sofrer. A diferença é que não provocamos frustrações de treinamento para “prepará-los para a vida dura”, mas aceitamos que fiquem bravos, revoltados ou tristes com suas experiências ruins. Nosso papel é ajudá-los a aceitar essas situações, e não resolvê-las desesperadamente antes que eles comecem a chorar. Essa ansiedade nossa, resultado da nossa inabilidade de lidar com nossas frustrações, só deixa nossos filhos mais frágeis.

A vantagem é que, como adultos, sabemos lidar um pouco melhor (ou pelo menos deveríamos) com estas situações e, portanto, podemos ensiná-los a fazer o mesmo. Não vai ser da noite pro dia, mas com o tempo eles vão aprendendo.

Quer saber como apoiar seu filho nos momentos em que ele estiver frustrado?

👇👇👇

Baixe meu e-book gratuito: Meu Filho Só Chora: Como Lidar com a Frustração dos Filhos – 7 Dicas para Ajudar Seu Filho a Aceitar os Limites

🌸🌸🌸

Quando ajudamos nossos filhos a lidarem com as frustrações da vida, estamos fortalecendo a resiliência neles. Eles estarão mais preparados para cuidar de si mesmos e dos demais. Se fazemos isso com muita conexão, transmitimos a mensagem de que sabemos que são capazes e eles se tornam mais autoconfiantes.

🌸🌸🌸

Seu filho está apresentando algum comportamento desafiador e você não sabe como lidar? Você não consegue acolher a frustração dele, lidar com seu choro? Tem se sentido mal por perder a paciência? Eu ofereço atendimento individual como Consultora em Criação e Comunicação Consciente e posso te ajudar a construir uma relação mais empática e acolhedora com seu filho, sem que isto se torne um peso para você. Quer saber mais sobre meu atendimento? Clique aqui para entrar em contato com a minha assistente.

🌸🌸🌸

Espero que este artigo tenha te ajudado a refletir sobre o tema das frustrações dos nossos filhos e trazido ideias práticas de como lidar com elas.

Se você curtiu, deixe um comentário ou compartilhe este texto nas redes sociais. Dessa forma você me ajuda a difundir meu trabalho. 🤗

🌸🌸🌸

Está querendo crescer no Instagram e aprender como atrair seguidores que podem se interessar pelos seus serviços e produtos digitais?

🙋 Inscreva-se no meu curso Como Bombar no Instagram aqui.

🙋 Adquira a versão em e-book do curso Como Bombar no Instagram aqui.

Cadastre-se para receber conteúdo gratuito e atualizado do Canto Maternar.

A inscrição é gratuita!