Podcast Tenda Materna – EP. #8 – Relação Entre Irmãos

“Seu filho mais velho vai ficar difícil de amar. Isso porque ele vai te pedir muita atenção. E teu bebê é tão fácil de amar! Um bebê recém nascido é muito fácil de amar. E você tem uma criança que já fala, que já olha pra você e que mete o dedo na sua cara, mexe com as suas dores e que fica difícil de amar. A gente precisa assumir que ele está difícil de amar porque ele precisa de amor. Porque senão a coisa vira um ciclo imenso de mau comportamento e você ficando nervosa…” – Trecho da fala da Elisama durante o podcast.

A chegada do segundo filho mexe com as emoções de todos em casa. Por um lado a mãe se questiona: vou ser capaz de amar do mesmo jeito? Vou conseguir dar o mesmo de atenção? Meu filho mais velho vai aceitar bem a chegada do irmão? Por outro lado, temos o primeiro filho que, ainda que muito bem preparado, será impactado pelo nascimento do irmão e muito provavelmente terá ciúmes ou se sentirá ameaçado com a presença do bebê.

No 8o episódio da Tenda Materna, em que eu e a Clarissa Yakiara tivemos como convidada especial a Elisama Santos, conversamos sobre Relação Entre Irmãos. O que muda com a chegada do segundo filho? É possível evitar o ciúmes ou faz parte? Como ajudar o filho mais velho a lidar melhor com a vinda do bebê na casa? Por que o comportamento deles muda tanto mesmo quando eles demonstram entusiasmo durante a gravidez? Como fazer com que ele se sinta especial? Como não cair na tentação de comparar e rotular nossos filhos?

TM_ep08_Instagram_-300x300 Podcast Tenda Materna – EP. #8 – Relação Entre Irmãos

Neste episódio, eu confesso que fiquei praticamente de espectadora, já que sou mãe de uma e a Elisama e a Clarissa tinham muitas histórias para compartilhar. Mas durante a edição, me emocionei muitas vezes, acredito que reconectei com minha experiência como filha do meio, com a chegada do meu irmão, com os medos que senti, a sensação de ser rejeitada e me achar menos importante. Será que tinha alguém validando meus sentimentos naquela época? O que meus pais poderiam ter feito? Como eu poderia ter me sentido melhor? Falamos muito sobre reconhecer com honestidade o que se passa no íntimo da criança que recebe o irmão e da mãe que recebe o segundo filho.

Dá o play para escutar a conversa!

🌸🌸🌸

No episódio mencionamos os livros Irmãos Sem Rivalidade – O que Fazer Quando os Filhos Brigam, de Adele Faber e Elaine Mazlish e Pais e Mães Conscientes, da Dra. Shefali Tsabary, além da série This is Us.

Depois de gravar este episódio, a Elisama decidiu criar o Programa Online Mais Que Irmãos, que é justamente para apoiar mães e pais que querem interferir positivamente na relação de irmãos, estimulando o respeito e companheirismo entre eles. Você pode conhecer o Programa clicando aqui. Usando o cupom CANTOMATERNAR, você ganha 10% de desconto no Programa!

Veja a LIVE que eu e a Elisama Santos gravamos sobre Relação Entre Irmãos.

🌸🌸🌸

Quer saber dicas de como lidar com as mudanças de comportamento do seu filho mais velho com a chegada do bebê? Baixe meu Ebook Gratuito A Chegada do Irmão Mais Novo – 6 Dicas para Acolher e Lidar com os Ciúmes do Filho Mais Velho e ajude seu filho mais velho a se sentir mais acolhido nesta nova fase que vocês estão vivenciando.

👇👇👇

Baixe meu Ebook Gratuito A Chegada do Irmão Mais Novo

Entenda o que está acontecendo emocionalmente com seu filho mais velho, porque o comportamento dele mudou e como você pode apoiá-lo nesta nova etapa.

🌸🌸🌸

TM_ep08_Instagram_-300x300 Podcast Tenda Materna – EP. #8 – Relação Entre Irmãos Conheça o Programa Online Mais Que Irmãos, da Elisama Santos, que ela criou inspirada na gravação do 8o episódio da Tenda Materna, e que está apoiando mães e pais que querem interferir positivamente na relação de irmãos, estimulando o respeito e companheirismo entre eles. Você pode conhecer o Programa clicando aqui. Usando o cupom CANTOMATERNAR, você ganha 10% de desconto no Programa!

🌸🌸🌸

Se você gostou deste episódio da Tenda Materna, siga a gente no Soundcloud ou no iTunes ou assine minha newsletter (é só preencher seus dados👇 abaixo 👇) para receber avisos sobre os próximos episódios. Acesse os outros episódios aqui.

Mande para uma amiga que segue a Tenda Materna e está ansiosa pelo novo episódio, compartilhe!

Vamos fazer crescer essa rede de apoio que tanto faz falta às mães!

TM_ep08_Instagram_-300x300 Podcast Tenda Materna – EP. #8 – Relação Entre Irmãos

Receba minhas publicações em seu e-mail.

Junte-se a outras mães que também estão em busca de conhecer e compreender melhor a si mesmas para se tornarem mães mais presentes e conectadas com seus filhos. Cadastre seu e-mail abaixo gratuitamente.

6 comentários

Ameiiii…estou vivendo tudo isso que a Elisama pontuou. Quero Bis…

Que bacana, Keli! Aguarde que estou fazendo um ebook sobre Como Lidar Com o Ciúmes do Mais Velho. Não sei se é exatamente o ponto que te pega. E também tem novidades sobre este tema até o final do mês. Assina minha newsletter que te envio as novidades por e-mail. > http://bit.ly/RecebaNoticiasDoCantoMaternar

Bjos!

Adorei e compartilhei!
Fiquei até emocionada, pois senti tudo isso no nascimento do meu segundo.
Muito bom mesmo.
Obrigada

Que legal, Paola! Bom saber que a conversa ressoou aí dentro. Eu ainda não sou mãe de dois (não sei se vou ser) e e mesmo assim me senti muito tocada também.
bjs e obrigada pela presença!

Parabéns a todas vocês!! Tenho dois meninos, um com 3a10m e outro com 1a7 m . O “primeiro puerpério” aqui foi mais suave porque amamentei os dois… ouvindo vcs percebi o quanto isto foi importante para a segurança e tranquilidade emocional do mais velho, ressalvando claro, que teve momentos difíceis para ele sim… Mas percebi que meu esforço no tamdem valeu a pena (continuo me esforçando). Agora estamos na fase dois, rsss o caçula andando, disputando brinquedos: treta. Mas com a ajuda de vcs fica mais fácil! JA comecei as caminhadas com o mais velho, e amamos!
Amei a conversa, amo vcs! obrigada

Que máximo, Nadja, fico feliz em te escutar, obrigada por compartilhar aqui, sempre inspira outras mães quando contamos nossas histórias. E vamos que vamos, né?
bjs carinhosos!

Faça um comentário


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.